segunda-feira, 13 de junho de 2011

Poluição do ar

  Monóxido de Carbono ( CO ), gás invisivil, inodoro, letal a partir de certa dosagem(10ppm). Forma composto estável com a hemoglobina(carboxiemoglobina). Nos grandes centros, favorece aparecimento de anemias. O CO é resultado de combustão incompleta da gosalina, do álcool ou do diesel. Pode provocar a perda da consciencia e causar a morte. Ao ser intoxicado, o individuo apresenta sintomas de asfixia, aumentando o ritmo respiratório e cardíaco.
   Óxidos de nitrogênio e enxofre, convertidos em ac. nitrico e ac sulfurico ao se combinarem com o vapor de água-chuva ácidas. Rudezem a capacidade de formação de anticorpos e causam problemas respiratórios. O óxido de nitrogenio (NO²) provoca irritação nos olhos e nas vias aéreas, podendo causar asfixia e morte quando em grande quantidade. Óxido de enxofre (SO²) irrita o sistema respiratorio. A chuva é considerada acida se o ph for de 5,5 ou menos. E essa acidez é capaz de elimar qualquer forma de vida. A situação dos rios do sul de SANTA CATARINA, resultado do processo de extração do carvão mineral.
   Ozônio(O³) , no chão é um forte poluente, altamente tóxico para animais e plantas. O excesso de ozônio provoca aumento da taxa respiratória das plantas, causando morte delas por queima em demasia da glicose armazenada. No homem, causa desconforto respiratório e irritação nos olhos, com lacrimejamento, como a ocorrência de infecções respiratórias e fibrose pulmonar. Já na atmosfera filtra a radiação ultravioleta, a destruição da camada de ozônio acredita-se que seja por causa dos gases, clorofluorcarbonos(CFCs). Cada ponto percentual na redução da camada de ozônio, ocorre um aumento de até 7% dos casos de câncer de pele. A morte das algas planctônicas afeta as cadeias alimentares epode interferir no clima( essas algas liberam dimetilsulfeto, que auxilia a formação de nuvens)
   Chumbo, danifica células cerebrais, podendo provocar a morte, mesmo em baixas concentrações. No Brasil, a gasolina é produzida sem tetraetilato de chumbo desde 1989.
   Benzopireno, é um hidrocarboneto que liberado durante a combustão do carvão e tem ação altamente cancerígeno.
   


 ap energia

Nenhum comentário:

Postar um comentário